Niterói será capital da ciência brasileira em 2026

UFF vai sediar Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, o maior evento da comunidade científica no País

Atualizado em 25/05/2026 às 10:05, por Redação Nossa Guanabara.

Niterói será capital da ciência brasileira em 2026

O prefeito Rodrigo Neves, a presidente da SBPC, Francilene Garcia e o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Nóbrega, selam acordo. Foto: Evelen Gouvea/Divulgação Prefeitura de Niterói

A cidade de Niterói será a capital da ciência em 2026. O Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) será sediado na Universidade Federal Fluminense (UFF), uma das maiores universidades do Brasil.

Com o tema “Ciência para todos: soberania, desenvolvimento e inclusão”, o congresso será realizado em julho e promete impulsionar ainda mais a relação entre ciência e sociedade. O evento, um dos mais importantes da comunidade científica nacional, deve atrair mais de 50 mil pesquisadores, estudantes e entusiastas da ciência de todo o Brasil.
Assine a nossa newsletter Volver! Volta que deu ruim! 

O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves, ao lado da presidente da SBPC, Francilene Garcia, e do reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Antonio Claudio Nóbrega. 

A cidade de Niterói tem hoje cerca de 70 mil estudantes no ensino superior e a Prefeitura lançou o maior programa municipal de aluguel universitário do país, uma política inédita que reforça o compromisso com a permanência estudantil e com o futuro da juventude.

A Reunião Anual da SBPC é o principal evento científico e educacional do Brasil, com o propósito de discutir e divulgar os avanços nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o encontro visa debater políticas públicas nesses campos e propor metas estratégicas para o progresso científico do país. 

Será uma grande festa de ciência e cultura. Um marco histórico para Niterói, que reforça sua vocação como cidade do conhecimento e da inovação.

Rodrigo Neves


Realizada desde 1948, a Reunião Anual acontece todos os anos em um estado brasileiro diferente e conta com uma programação diversificada, incluindo conferências, mesas-redondas, sessões de pôsteres, além de atividades culturais e educacionais, como a SBPC Jovem e o Dia da Família na Ciência.

“Será uma grande festa de ciência e cultura. Um marco histórico para Niterói, que reforça sua vocação como cidade do conhecimento e da inovação. Temos inúmeras parcerias com a universidade e o evento consolidará ainda mais Niterói como um grande parque tecnológico e de pesquisas”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

A presidente da SBPC, Francilene Garcia, celebrou a escolha da cidade:

“Vai ser excelente, não só para o estado do Rio de Janeiro, mas especialmente para Niterói e cidades do entorno. Convidamos toda a comunidade científica e a população em geral para essa grande celebração”.

O reitor da UFF, Antonio Claudio, destacou o impacto positivo do congresso.

“É um evento que movimenta a cidade, fomenta o debate sobre ciência e inclusão e reforça o papel das universidades no desenvolvimento social e econômico”.


 

O campus do Gragoatá integra a UFF, uma das maiores universidades do País 

A  Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo começou em julho de 2025 a elaborar  os estudos para a 78ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi realizado um acordo de Cooperação com a Universidade Federal Fluminense (UFF), que é a realizadora do evento,  em conjunto com a Secretaria de Inovação, Ciência  e Tecnologia, as Plataformas Urbanas Digitais (PUDs), para organização da 78ª Reunião da SBPC.  

O evento acontecerá num dos Campus da UFF, e outros locais como o Caminho Niemeyer e a Arena da Concha Acústica poderão ser utilizados para atividades.


“A UFF, recentemente, assinou um Acordo de Cooperação com a Prefeitura de Niterói e, em 2026 a expectativa é de recebermos cerca de 30 mil pessoas entre pesquisadores, cientistas, alunos, enfim vamos trabalhar para organizar e estruturar a 78a Reunião da SBPC.  Estou muito empolgado “, ressaltou o Presidente da Neltur,  André Bento.